Formas de se render a uma decoração indiana

  Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Inspire-se nos ambientes dessa seleção e oriente-se pelas dicas para não exagerar.

Se você assistiu à novela global Caminho das Índias, certamente ficou encantado com as cores, os costumes, as texturas, a fé indiana. Na onda desse estilo, fizemos uma seleção especial: são alguns ambientes e dicas de como dar um toque indiano à decoração da sua casa – um sári como cabeceira, almofadas coloridas, um cantinho de meditação, uma parede de cor viva ou um tapete típico.

Foto: Divulgação

Mantas e almofadas indianas se compõem com esteiras de Bali neste quarto, que é um convite à meditação. Observe também o detalhe do mosquiteiro em estilo balinês: ele apresenta o tecido de algodão amarrado à estrutura por laçarotes. Projeto de Maristela Gorayeb.

Foto: Divulgação

Apesar de todo branco, o corredor ganhou ares de tenda com o sári indiano vermelho preso por ilhoses em ganchos no teto. O pano difunde a luz e permite iluminar de forma suave as aquarelas pintadas pela moradora, além de uma coleção de máscaras e imagens trazidas da África e da Ásia. Projeto de Guta Calazans.

Foto: Divulgação

Ricamente entalhado, o pórtico de mais de 400 anos e de cerca de 700 kg é o marco da decoração deste apartamento, repleto de objetos trazidos da Índia. Comprada em Jaipur, a peça é acompanhada de almofadas de seda, sofá com encosto de palhinha, cadeira estilo Luis XV e poltronas de veludo vermelho. Projeto de Maristela Gorayeb.

Foto: Divulgação

O elefante é um animal sagrado para os indianos. Considerado símbolo de sabedoria, é comum utilizar peças com sua imagem como amuleto de boa sorte. Esta escultura de madeira pintada é uma bela opção: com 30 cm de altura, sai por R$ 43, na Katmandu.

Foto: Divulgação

A biblioteca pouco utilizada acabou virando sala de meditação: as paredes ganharam pinceladas de verde-celadon, um tom presente na porcelana chinesa e nos templos tailandeses, um antigo baú serve de altar para abrigar imagens de divindades e o Ganesha de cerâmica repousa sobre uma almofada de seda. Repare que um sári cobre o altar ornado com castiçais. Um futon é perfeito para a hora de meditar. Projeto de Neza Cesar.

Foto: Divulgação

Ricamente trabalhado, o armário Ananda exibe cenas cotidianas do seu país de origem, a Índia.

Fonte: Casa abril

 

Deixe um comentário